sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bandeira


clip_image001[11]

A figura mostra a bandeira escolhida para o clube “Natureza Viva”. O trabalho foi realizado em Área de Projecto pelo grupo do Rui.

No esquema ao lado pode ser visto o trabalho clip_image001numa fase inicial do projecto.

A área sombreada foi pintada de azul claro. Que porção da bandeira ainda estava por pintar?

proposto por: equipa de formação do Programa de Matemática para professores dos 1º e 2º ciclos da ESE de Castelo Branco (2009)

Sugestão:

A resolução deste problema poderá servir de metodologia para o desenvolvimento da comunicação matemática tendo subjacente, por exemplo, algumas noções matemáticas: altura do triângulo, base do triângulo, triângulo rectângulo, comprimento do lado, metade, quarta parte, a fracção como parte de, o produto de duas fracções.

Outro aspecto que se recomenda é a oportunidade de conjecturar e fazer o seu teste a partir de uma actividade de investigação, recorrendo ao geoplano ou papel quadriculado, com o objectivo de estabelecer a relação entre as áreas do triângulo e do rectângulo de bases e alturas iguais.

Proposta de resolução

Sem comentários: