domingo, 18 de novembro de 2012

Famílias de poliedros

 

Considera as seguintes famílias de poliedros convexos:

imageSólido platónico – poliedro cujas faces são polígonos regulares e todos congruentes. Nos seus vértices encontram-se sempre o mesmo número de arestas.

 

image

Sólido arquimediano (ou de Arquimedes) – Poliedro cujas faces são polígonos regulares de mais de um tipo, mas os seus vértices são todos do mesmo tipo, ou seja em torno de cada vértice existe o mesmo arranjo de polígonos.

 

image

Prisma – poliedro formado por duas faces paralelas e congruentes, normalmente designadas por bases, e as faces laterais são paralelogramos. O número de faces laterais é igual ao número de lados do polígono da base.

 

imageAntiprisma – poliedro formado por duas faces paralelas e congruentes, normalmente designadas por bases, e as faces laterais são triângulos. O número de faces laterais é sempre o dobro do número de lados do polígono da base.

 

imageDeltaedro – poliedro cujas faces são triângulos equiláteros e todos congruentes.

 

 

image

Sólido de Johnson - poliedros que não são sólidos platónicos , nem sólidos arquimedianos, nem prismas e nem antiprismas. As faces são polígonos regulares e todas as arestas são de comprimento igual

 

A que famílias pertencem cada um dos seguintes sólidos geométricos?

image

Sugestão: descarregar software (demo) para mostrar todas as perspetivas dos sólidos (aqui)

proposta de resolução